FORMAS DE APOIO

24/06/2015 11:20

A Statoil complementará, em regime de co-financiamento, bolsas de estudo disponibilizadas a estudantes, professores e pesquisadores da UFSC que participem de projetos de P&D em instituições de ensino estrangeiras, bem como professores visitantes de instituições estrangeiras que tenham interesse em desenvolver projetos de P&D na UFSC visando o intercâmbio e troca de experiências. Inicialmente, as instituições estrangeiras participantes deste programa são a Norwegian University of Science and Technology (NTNU), situada na cidade de Trondheim, Noruega, e a University of Texas (UT), localizada na cidade de Austin, Estados Unidos da América.

MODALIDADES DE BOLSAS

As complementações de bolsa a serem aportadas pela Statoil só poderão ser pagas concomitantemente aos pagamentos das bolsas aprovadas pelo Programa Ciência sem Fronteiras. As seguintes modalidades de bolsa do CsF poderão ser complementadas:

  1. Doutorado Sanduíche no Exterior – bolsa para estudante que esteja cursando doutorado em programa de pós-graduação da UFSC para permanecer de 3 (três) a 12 (doze) meses na NTNU ou na UT.
  2. Doutorado Cotutela – bolsa pelo período de até 24 (vinte e quatro) meses no exterior, para estudante da UFSC que pretenda fazer o doutorado nas áreas prioritárias do Programa, em cotutela com a NTNU ou UT. O estudante deverá cursar parte do doutorado na UFSC e parte na instituição de ensino no exterior, conforme Plano de Trabalho do aluno acordado entres as duas universidades no convênio de cotutela.
  3. Pós-Doutorado no Exterior – bolsa para professor vinculado à UFSC que pretenda permanecer de 6 (seis) a 12 (doze) meses em atividades acadêmicas na NTNU ou UT.
  4. Pesquisador Visitante Especial – bolsa de apoio a pesquisador visitante da NTNU, vinculado à NTNU, com liderança internacional e que se disponha a permanecer na UFSC por pelo menos um mês a cada ano por, no mínimo, três anos, na condição de pesquisador Visitante Especial.
  5. Jovem Talento – bolsa para jovem pesquisador doutor de talento, residente no exterior, brasileiro ou estrangeiro, com destacada produção científica ou tecnológica nas áreas prioritárias do presente Programa, que queira desenvolver pesquisa na UFSC por um período de 12 (doze) a 36 (trinta e seis) meses.

PRAZO DE EXECUÇÃO

Os prazos máximos de duração das bolsas oferecidas serão os seguintes:

  • 12 (doze) meses para Doutorado Sanduíche
  • 24 (vinte e quatro) meses para Doutorado Cotutela
  • 12 (doze) meses para Pós-Doutorado
  • 9 (nove) meses de bolsa para Pesquisador Visitante Especial em projeto de até 36 (trinta e seis) meses
  • 36 (trinta e seis) meses para Jovem Talento

Caso a duração da bolsa de estudo exceda a vigência do Acordo de Cooperação entre Statoil e UFSC, as bolsas em andamento deverão continuar até o prazo previsto para sua duração, e atendendo a todos os requisitos estabelecidos no Convênio e no presente Edital.